26/04/2022 às 14h26min - Atualizada em 26/04/2022 às 14h26min

Timóteo realizou a segunda pesquisa do LIRAa

Agentes de combate às endemias percorreram todas as regionais do município


Foto: Divulgação/PMT


A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, realizou na semana passada o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. O LIRAa foi realizado no período de 18 à 20/04.

O trabalho de pesquisa em campo feito pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do setor de Controle de Zoonoses, percorreram todas as regionais do município para a coleta de dados por amostragem, resultando em um índice de 5,1%. Em janeiro, o município realizou a primeira pesquisa do LIRAa no ano, registrando um resultado de 5,4%.

Foto: Divulgação/PMT

O levantamento foi importante, uma vez que subsidiará o desenvolvimento das ações de controle e prevenção das arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Carlos Alberto Santos, foi possível identificar os principais focos de larvas: vasilhas (bebedouros) de animais; baldes, garrafas e tambor; ralos de quintal, pneus e caixa d’água. Ana Amélia Camilo Soares, gerente de Vigilância em Saúde, ressalta a importância das pessoas se manterem atentas a todos os possíveis recipientes que possam servir de criadouro para larva do mosquito Aedes aegypt. Ela ainda chama atenção para a necessária de colaboração dos moradores na luta contínua contra as arboviroses.


Após a conclusão das análises, o setor segue com as ações de combate com bloqueio e ações educativas e de conscientização. É necessário que os agentes de endemias tenham acesso às residências para realizarem as ações de vistoria. Eles trabalham devidamente uniformizados e com crachás. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 38477612.



Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas