03/05/2022 às 13h37min - Atualizada em 03/05/2022 às 13h45min

Minas começa a distribuir 1,5 milhão de doses para segunda dose de reforço

Imunizantes vão atender à parcela de 60 a 69 anos no estado

Agência Minas
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a distribuir, nesta segunda-feira (2), quantitativo de mais de 1,5 milhão de doses de vacinas da Janssen e da AstraZeneca para as Unidades Regionais de Saúde (URSs), para imunizar com a segunda dose de reforço a população mineira de 60 a 69 anos.

O anúncio da inclusão dessa parcela na vacinação foi feito em 29/4, pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e a deliberação que regulamenta tal ampliação foi publicada no sábado (30).

Segundo projeção da Fundação João Pinheiro (FJP), há cerca de 1,9 milhão de pessoas na faixa etária de 60 a 69 anos em Minas Gerais. Portanto, esta distribuição já contempla 80% dessa população. Desses, 941.097 já estão aptos a tomar a segunda dose de reforço imediatamente, por terem tomado o primeiro reforço há pelo menos quatro meses.

Para melhor preservação dos imunobiológicos, todas as vacinas são acondicionadas, conferidas e separadas na Central Estadual de Rede de Frio antes do envio para as Unidades Regionais de Saúde. A distribuição é realizada a partir da demanda de cada regional, diante dos pedidos dos respectivos municípios de abrangência. Até o momento, as URS Itabira, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Pedra Azul já retiraram doses dessa remessa de 1,5 milhão.

  • Clique aqui para conferir a quantidade de doses prevista para cada município mineiro.

Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas