17/05/2022 às 09h07min - Atualizada em 17/05/2022 às 11h21min

"Programa Usiminas de Fortalecimento Social" oferece capacitação gratuita em Minas Gerais e São Paulo

Oito municípios recebem cursos e oficinas para estimular o protagonismo na realização de iniciativas sociais, esportivas e culturais


Foto: Divulgação/Usiminas

Promover o desenvolvimento social das comunidades. É com essa premissa que a Usiminas e o Instituto Usiminas lançam mais uma ação com o objetivo de estimular o protagonismo e a atuação social nos municípios. Com o "Programa Usiminas de Fortalecimento Social" serão oferecidos cursos, oficinas e capacitações, em Minas e São Paulo, por meio de projeto próprio e patrocinados via incentivos fiscais. As formações visam a qualificação técnica de organizações da sociedade civil, agentes e conselhos sociais para que possam realizar iniciativas sociais, culturais ou esportivas nos seus territórios de atuação.

Serão contempladas as cidades mineiras Ipatinga, Igarapé, Itaúna, Mateus Leme, Santa Luzia, Itatiaiuçu e a capital Belo Horizonte; e em São Paulo, a cidade de Cubatão. O programa tem início em maio e se estende até 2023. A seleção de agentes e entidades participantes é realizada por meio de um criterioso mapeamento, que considera as potencialidades de cada região para atuação social. Também estão previstas capacitações de instituições que atuam na área da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e articulação da rede de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Foto: Divulgação/Usiminas

O "Programa Usiminas de Fortalecimento Social" pretende capacitar os selecionados para conhecerem as melhores práticas do mercado e utilizarem instrumentos de fomento disponibilizados por empresas, municípios, estados e União. As qualificações vão abordar, de forma prática e teórica, temas como "Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural", "Iniciação à Gestão da Cultura com Ênfase em Diversidade", "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Diversidade Cultural", "Produção Cultural Sustentável". Nos encontros, além de muitas informações, serão realizadas ações práticas como diagnósticos, mapeamentos e estruturação de projetos.

Ao ampliar a realização de inciativas sociais nos municípios com atuação direta de entidades e agentes locais, o Programa trará impactos positivos movimentando a Economia Criativa das cidades. A ação está também conectada a conceitos da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotada pela Usiminas e pelo Instituto Usiminas em 2021, como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto global da ONU, assinado pela Usiminas em 2020.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta que levar qualificação para os municípios vai gerar oportunidades para que agentes e entidades locais possam no futuro conduzir projetos culturais, esportivos e sociais. "Neste ano de comemoração dos 60 anos de operações da Usiminas, lançamos esse novo programa que multiplica conhecimentos e ferramentas importantes para o protagonismo das comunidades na busca de seu próprio desenvolvimento social. Estamos coparticipando de um movimento muito importante, cujo fortalecimento coletivo é o principal foco", enfatiza Penélope Portugal.

Ações
O programa foi iniciado com o projeto "Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo de Minas Gerais", realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. De maio a agosto, Ipatinga, Igarapé, Itaúna e Cubatão recebem a "Formação Fortalecer Nós: descomplicando editais e projetos culturais", que visa trabalhar com 24 agentes culturais comunitários, em cada localidade, ligados a grupos locais de arte e cultura na sensibilização em torno da importância e das características do patrimônio cultural das comunidades.

Durante os encontros serão abordadas estratégias de sustentabilidade que podem ser adotadas pelos participantes e introduzi-los ao processo de desenvolvimento de ideias e elaboração de projetos. Ao final das ações, será realizada uma campanha de fortalecimento da cultura local, com a distribuição de mil exemplares de um guia da cultura local, a ser distribuído na comunidade.

A primeira rodada de encontros do projeto com o tema "Formação Fortalecer Nós: Descomplicando Editais e Projetos Culturais", foi em Ipatinga, dias 6 e 7/5, no Centro Cultural Usiminas. Ainda em maio, o projeto segue para Cubatão nos dias 20 e 21, no espaço Estação das Artes. A terceira cidade a receber a capacitação é Igarapé, com encontros realizados na Associação Educativa e Cultural de Igarapé (Assecig), nos dias 27 e 28. Em junho, a iniciativa contempla a cidade de Itaúna, no Sesi, dias 10 e 11/6.

Demais projetos

O "Programa Usiminas de Fortalecimento Social" engloba ainda mais quatro iniciativas: "Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil: formação de agentes juvenis multiplicadores de educação patrimonial" (patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura); "Observatório da Diversidade Cultural" (patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais); Curso de Formação para Organizações Sociais (realizado pelo Instituto Usiminas em parceira com a Prosas); Projeto Rede CeMAIS 3i: Fortalecimento da Rede de Gestão das ILPI"s em Minas Gerais" e "Projeto Capacitar – em Defesa dos Direitos do Idoso", ambos apoiados pela Usiminas, por meio de edital do Fundo Municipal do Idoso de Ipatinga.







Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas