17/05/2022 às 16h07min - Atualizada em 17/05/2022 às 16h07min

Secretaria de Assistência Social de Fabriciano faz campanha contra abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes

A secretaria organizou uma série de blitze educativas com o apoio da Polícia Militar e Conselho Tutelar


Foto: Divulgação/PMCF

A Secretaria de Governança de Assistência Social de Coronel Fabriciano realiza neste mês uma campanha para alertar as pessoas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no município. A data, 18 de maio, é marcada como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. A secretaria organizou uma série de blitze educativas com o apoio da Polícia Militar e Conselho Tutelar.

Nesta quarta-feira, às 9h30, acontece a caminhada saindo da praça do antigo barrilzinho até a Praça da Estação.

A secretária de Governança de Assistência Social, Letícia Godinho, lembra que a pandemia deixou crianças e adolescentes ainda mais vulneráveis ao crime de abuso e exploração. “O isolamento social, a suspensão das aulas e a ausência de convívio fez aumentar o número de casos em todo o Brasil”, disse. O momento, segundo Letícia, “é de envolver a comunidade pois há certo tabu envolvendo os crimes sexuais e as famílias não têm como hábito conversar abertamente sobre sexualidade com as crianças, o que faz com que essas se tornem ainda mais vulneráveis.”

A campanha deste ano mantém como tema “Proteja nossas crianças e adolescentes. Se suspeitar de abuso ou exploração sexual, denuncie!”

Como proteger as crianças de abusos sexuais?

Conversando. Ensine ao filho os nomes de suas partes íntimas e explique quem, como e quando pode tocá-las.

Ensinar a resistir

Ensine a criança que ela pode e deve dizer NÃO quando alguém lhe vier com propostas indecentes e fora do normal. Oriente a não aceitar presentinhos de estranhos como balas, brinquedos, promessas de diversão, troca de carinhos por dinheiro ou guloseimas e outras estratégias usadas pelos abusadores para atrair a criança.

Conquistar a confiança

Faça com que a criança se sinta segura com você e tenha coragem de conversar sobre qualquer assunto. É importante não reprimir e deixar a criança se abrir. Pedir segredo é uma estratégia dos abusadores.

Comportamento

A vítima de abuso tem tendência a se isolar, mudar o comportamento e ter irritabilidade, pesadelos e resistência à escola. Ligue o alerta se ela demonstrar rejeição a algum adulto próximo.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas